Existe, faz tempo, a busca pela combinação de ativos que simultaneamente oferece bons (modestos) retornos e também protege a carteira de grandes catástrofes: guerras, hiperinflação, calote de governo, pandemia.
É uma composição diferente do que você foi acostumado. A diversificação é por cenário econômico e não por produto ou estratégia. A carteira mais famosa é a do Ray Dalio, a chamada carteira All Weather - para todo tipo de clima.
Mas a primeira contribuição veio dos anos 50 de um sujeito chamado Harry Browne.
Browne, compartilhava os mesmos objetivos daquela geração traumatizada da década de 50 que viveu o Crash de 1929 e entre isso duas grandes guerras. O Browne não foi uma lenda do mercado financeiro, mas atuou brevemente como assessor de investimento e escreveu o livro Fail-Safe Investing em que ficou conhecida a carteira de investimentos chamada de Permanent Porfolio.
Browne entendeu que todos cenários economicos possíveis poderiam se reduzir em somente duas variáveis: PIB e Inflação.
O reducionismo faz sentido. Da mesma forma que todas as cores do universo derivam de três cores primárias. Todos os números são formados por nove algarismos, todas as palavras são formadas pela combinação de 26 letras.
Alguns exemplos:
Crash de 29 (década de 30): PIB negativo com Inflação negativa (deflação).
II Guerra Mundial para os EUA: PIB positivo com inflação acelerada.
Fim dos anos 60 nos EUA: PIB negativo com inflação acelerada (estagflação).
Crise da COVID: PIB positivo com inflação acelerada.
E daí, surgiram os quatro quadrantes famosos.
Browne sugere a escolha de ativos pra cada tipo de cenário.
Apesar de inovador faltam detalhes como rebalanceamento, análise de risco, histórico de retorno e até detalhes do ativo que melhor representa cada quadrante.
Entra, Mr. Dalio
Ray Dalio, precisou pensar num portfólio pra seus filhos e netos, ou seja, que atravessa gerações. Ele bebeu da fonte do Browne e surgiu a carteira all weather com os mesmos quadrantes. O fundo Bridgwater que em pouco tempo seduziu gente grande, fundos soberanos e até o dinheiro do banco mundial.
Hands on!
Disclaimer: A carteira original do fundo Bridgewater All Weather de gestão do Ray Dalio é bem mais complexa que isso. Vou elucidar uma generalização pra focarmos no conceito.
O método All Weather sugere alocar 25% em cada quadrante. (img abaixo)
No quadrante (superior esquerdo) de crescimento do PIB temos as ações;
O segundo quadrante (superior direito) é de inflação alta - o que se valoriza com inflação alta? Commodities e Ouro.
Para os quadrantes de PIB caindo e inflação caindo, a Renda Fixa seria a bola da vez.
E assim você pode ter qualquer combinação de cenário.
Por exemplo: queda do PIB com alta da inflação (estagflação). Nesses casos, a bola da vez é a renda fixa e o quadrante commodities + ouro.
Agora, um último detalhe pequeno mas fundamental. Os impactos de PIB e inflação nos investimentos ocorrem sempre na expectativa e não nos fatos, como tudo em mercado.
Dalio, Versão Tropical.
Agora uma coisa fundamental pra nós brasileiros. Por que no quadrante de inflação, o investimento sugerido é o Ouro e a Commodities? Porque ela foi construída por um americano. Quando os EUA têm inflação, a moeda fiduciaria deles se desvaloriza e é difícil encontrar uma moeda mais forte que o próprio dólar. Pra nós, brasileiros, é fácil. Nossa moeda é fraca. Por que não colocar um dendê nesse quadro, incluindo o dólar junto desse quadrante. Além disso, essa renda fixa toda pode ser diversificada entre os dois principais tipos no Brasil como Renda Fixa Pós e Renda Fixa Indexada à inflação.
O resultado da carteira com o conceito All Weather tropical ficaria assim:
●25% Ações
●25% Commodities + Ouro + Dólar
●25% Renda Fixa Pós-Fixada
●25% Renda Fixa ind à inflação
Dá pra melhorar?
Dá.
Dólar não rende, não paga dividendos, não tem cupom. É uma moeda. Por que não comprar ações globais - em dólar? E por que não comprar alguns títulos de Renda Fixa Global em dólar? Investindo globalmente em dólar (sem fazer o hedge cambial) te expõe ao câmbio naturalmente e ajuda na diversificação.
O resultado da carteira com o conceito All Weather tropical global ficaria:
●20% Ações Brasil
●20% Ações Globais em Dólar
●10% Commodities + Ouro
●20% Renda Fixa Pós-Fixada
●20% Renda Fixa ind à inflação
●10% Renda Fixa Global em Dólar
Dá pra melhorar?
Dá.
Commodities e Ouro são ativos datados. Parte relevante do fluxo para moedas mais primitivas desde a Covid com a impressão massiva de dinheiro, foi capturado pelas criptos. Podemos modernizar, então, nossa carteira.
O resultado da carteira com o conceito All Weather tropical global tech ficaria assim:
●20% Ações Brasil
●20% Ações Globais em Dólar
●10% Commodities + Ouro + Criptoativos (criptomoedas, NFT´s, DOAs,…)
●20% Renda Fixa Pós-Fixada
●20% Renda Fixa ind à inflação
●10% Renda Fixa Global em Dólar
Veja como dá pra modificar os ativos sem perder a essência da ideia: diversificar por cenário econômico.
Não tem gestão ativa aqui, de tentar acertar qual será o ativo mais rentável do ano seguinte. É uma alocação passiva. Então, antes de achar que sua alocação tá errada saiba que isso é uma das muitas formas de construir uma carteira e se enquadra a objetivos específicos.
Se você gostou e quer montar uma carteira com esse conceito e saber exatamente quais são os fundos ou ETF´s pra investir de acordo com cada item, chama a gente que eu tenho uma equipe pra te ouvir e tirar dúvidas em relação também aos investimentos que você já tem.